segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dica de leitura- O Homem do Princípio ao Fim



Há cerca de duas semanas li este livro de Millôr Fernandes e fiquei deveras impressionado com a qualidade do mesmo, não só porque sou um adepto do teatro mas também porque penso que essa obra se trata de uma obra de grande qualidade, adoptando um estilo teatral pouco comum- a Colagem. "O Homem do Princípio ao Fim é mais uma vez o exercício de inteligência, do humor e do profundo interesse de Millôr Fernandes pelo ser humano."

Aqui fica um trecho da obra:

«FERNANDA
Um dia o Todo-Poderoso levantou-se naquela imensidão desolada em que vivia, convocou os anjos, os arcanjos e os querubins e disse: "Meus amigos, vamos ter uma semana cheia. Vamos criar o Universo e, dentro dele, o Paraíso. Devemos criar a Terra, o Sol, a floresta, os animais, os minerais, a Lua, as estrelas, o Homem e a Mulher. E devemos fazer tudo isso muito depressa, pois temos que descansar no domingo. E no sábado, depois do meio-dia.

SÉRGIO
O que Deus fazia antes da criação do Mundo, ninguém sabe. Se fez tudo isso em seis dias apenas, imaginem que imensa ociosidade, a anterior!

FERNANDA
A maior dificuldade de todas, embora isso pareça incrível, foi lançar a Pedra Fundamental. Os anjinhos ficaram com aquela bola imensa na mão e perguntaram ao Mestre: "Onde?" Afinal decidiu-se jogá-la ao acaso, e ela ficou por ali, girando num lugar mais ou menos instável, por conta própria.
Trabalhar no escuro era muito difícil. Deus então murmurou "Fiat Lux". E a luz foi feita.

SÉRGIO
Até hoje há uma grande discussão para saber se Deus falava latim ou hebraico.»


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário