segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Tempo


Benditas alterações climatéricas! Já imaginaram como seria se o tempo fosse sempre igual, se o estado do clima fosse inalterável? Nem chovia nem dava sol, por exemplo, dezanove graus de temperatura constantes, o mesmo nível de humidade... Ia ser mesmo aborrecido. Depois de que é que conversávamos? Agora ainda encontramos um colega de escola ou um vizinho e...
"- Então, tudo bem?"
"- Está tudo bem; e contigo?"
"- Vai-se andando. O tempo hoje é que não está lá grande coisa."
"- É, está um tempo fraco, sim senhor. Mas dizem que dá sol nos próximos dias."
"- Oxalá! Este frio já me está a dar cabo dos ossos. A minha casa é gelada p´ra caraças..."
"- Vai melhorar. Aquelas nuvens ali, por exemplo, já estão a desaparecer."
"- Este inverno tem sido muito frio."
"- Hmmm, hmmm..."
"- Nem uma chuvinha nem nada para regar as plantas."
"- Era bem preciso! Mas isto vai melhorar; tu vais ver."
"- Mas enquanto isso não acontece lá vamos batendo o dente."
"- Hmmm, hmmm..."
"- Está frio. Está mesmo muito frio!"
"- Não tenhas dúvidas."
"- Haja saúde ao menos!"
"- Ao menos isso. Olha, gostei muito de te ver, Paulo. Até um dia desses, tá? Tudo de bom."
"- Igualmente. Vai dando notícias."

É por isso que eu vejo o boletim meteorológico quando me lembro dos meus amigos. Eu sei que eles iriam dizer-me quase a mesma coisa: vento fraco, céu nublado na zona norte, temperatura da água do mar entre os três e os seis graus, com ondulação de dois metros, possibilidade de ocorrência de pequenos aguaceiros no litoral e neve nas terras altas;... Para além disso convém manter-me informado. Nunca sei quando vou encontrar um desses amigos.
Uma coisa que me fascina na meteorologia é o poder dela mesma. Mais ninguém consegue prever o futuro tão bem como um metereologista. Qual astrólogo, qual cartomante, qual quê!... Os tipos são mesmo bons nas previsões: " Possibilidade de ocorrência de neve nas terras altas", " Possibilidade de ocorrência de aguaceiros no litoral", " Vento fraco", " Temperatura da água do mar entre os três e os seis graus",... Deve ser bastante frustrante para eles quando se enganam. " É pá, a tecnologia tem destas coisas. O satélite é que falhou. Depois estávamos a prever uma frente fria quando afinal era uma frente quente. Assim nem dá gosto trabalhar. Trocam-nos assim as voltas sem mais nem o quê e depois um tipo é que fica mal. Até já me ligaram da televisão a dizer que a miúda(a apresentadora) ficou aborrecida por que, como ela diz, nós falhamos e ela é que tem que dar a cara. Diz que hoje vinha no autocarro e foi abordada por uma dezena de pessoas revoltadas por que traziam chapéu de chuva quando está um sol primaveril. Parece que a maltrataram e tudo mais, coitada."

"- Desculpe, sr. director, mas eu não apresento mais o boletim meteorológico."
"- Então porquê, Marta?"
"- Nos últimos dias temos errado todas as previsões. Não me sinto bem com isso. Sinto que estou a enganar as pessoas."
"- Vá, não chores, Marta. Mas tu sabes que não tenho mais ninguém que o faça. Tu és a que tem melhor perfil, melhor imagem... as melhores pernas... Não queres que eu ponha a Lurdes ou a Isabel a apresentadoras! Vá lá, tu vais ver. Isto é só o início. Começas na meteorologia e depois dás o salto. Um programa, uma telenovela, um filme... Tu tens futuro, rapariga."

Também é por causa disto que eu vejo a meteorologia. Normalmente tem raparigas bonitas que pensam dar um salto. Lembro-me que quando era criança o "Tempo" era sempre apresentado por um senhor de fato e gravata completamente feio e enfadonho. Nem trazia umas mini-saias nem uns decotes... Era um aborrecimento. O "Tempo" agora tem mais graça.

P.S. O tempo é o maior motivo de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário