terça-feira, 1 de março de 2011

Rimbaud

O poeta francês Arthur Rimbaud (1854-1891) produziu seus melhores trabalhos na adolescência. Parou de escrever antes de completar os 21 anos. Tudo na vida de Rimbaud foi precoce, até sua morte, pouco antes de fazer 37. Porém sua vida, assim como sua poesia, foi intensa.

Ela foi encontrada!
Quem? A eternidade.
É o mar misturado
Ao sol.

Minha alma imortal,
Cumpre a tua jura
Seja o sol estival
Ou a noite pura.

Pois tu me liberas
Das humanas quimeras,
Dos anseios vãos!
Tu voas então...

— Jamais a esperança.
Sem movimento.
Ciência e paciência,
O suplício é lento.

Que venha a manhã,
Com brasas de satã,
O dever
É vosso ardor.

Ela foi encontrada!
Quem? A eternidade.
É o mar misturado
Ao sol.



Veja um trecho do filme Total Eclipse que conta a história do romance conturbado de Rimbaud (interpretado por Leonardo DiCaprio) e Paul Verlaine.

Um comentário:

  1. Oi Mag
    eu vi o desfa
    no seu perfil e até fiquei
    curiosa de ver, mas como tinha
    o nome de seu esposo eu nunca vi.
    eu que perdi, adorei seu "outro mundo"
    bjs

    ResponderExcluir